CC DO MPLA: Comunicado Final da 4ª Sessão Ordinária

Documento apresentado 2ª feira (23.10.17), pelo secretário do Bureau Político para a Informação, camarada Mário António, na foto.

Luanda, 23 OUTUBRO 17 (2ª FEIRA) – “Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS - Presidente do MPLA, o Comité Central esteve reunido na sua IV Sessão Ordinária, no dia 23 de Outubro de 2017, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

Na Sessão de Abertura, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS proferiu um importante discurso, no qual realçou a vitória do MPLA e do seu Candidato a Presidente da República, o Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço, nas Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017.

O Camarada Presidente enalteceu os resultados eleitorais obtidos pelo MPLA nas Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017, tendo sublinhado que ‘essa vitória foi resultado do empenho e da entrega total dos militantes, simpatizantes e amigos do nosso Partido, que durante a campanha eleitoral não pouparam esforços no apoio às iniciativas que visavam esclarecer, divulgar e mobilizar o eleitorado em torno dos seus objectivos’.

O Camarada Presidente felicitou os camaradas João Lourenço e Bornito de Sousa, cabeças-de-lista do MPLA, que souberam cumprir com brio a nobre missão que lhes foi confiada pelo Comité Central, galvanizando com mestria e de forma incansável o eleitorado e o povo em geral, para obtermos um resultado favorável e assim mantermos o poder político’.

O Camarada Presidente destacou que ‘esta vitória nas urnas, que possibilitou uma transição política pacífica e ordeira ao nível do aparelho do Estado, leva-nos a sublinhar a importância de reforçarmos a organização, a disciplina e a unidade do nosso Partido’.

O Camarada Presidente felicitou também a postura do eleitorado angolano, que deu ao mundo uma excelente lição de civismo e maturidade política, com um comportamento disciplinado e tolerante que deve ser louvado a todos os títulos.

O Camarada Presidente assegurou que devemos ‘trabalhar em conjunto na materialização dos objectivos contidos no Programa do MPLA e na Moção de Estratégia do Líder, com vista a criarmos uma sociedade mais solidária, mais justa e mais coesa’.

Finalmente, para o Camarada Presidente ‘a unidade de pensamento e de acção do Partido concorre também para a criação de condições para tornar factível o nosso lema que é Melhorar o que está bem e Corrigir o que está mal’.

Considerando a importância e a oportunidade do conteúdo do discurso do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, o Comité Central adoptou-o como documento de estudo e de trabalho para todos os militantes do MPLA.

O Comité Central procedeu ao preenchimento das vagas resultantes do passamento físico dos camaradas Agostinho José Neto e Rui Alberto Filomeno de Sá ‘Dibala’, com a ascensão dos camaradas António Sebastião Uno e João Rodrigues dos Santos Paula, a membros efectivos do Comité Central.

No domínio da vida interna, o Comité Central aprovou, com emendas, o Plano Geral de Actividades do Partido para o ano 2018 e o correspondente Parecer da CDA/CC, o Cronograma de Implementação do Plano Geral de Actividades e o Plano Geral de Eventos.

De igual modo, o Comité Central aprovou o Orçamento Anual do Partido para 2018 e o respectivo Parecer da CDA/CC.

Convindo garantir maior eficácia na organização e funcionamento da Comissão de Disciplina e Auditoria, o Comité Central aprovou os ajustamentos aos seguintes instrumentos da COA:

•          Regimento de Organização e Funcionamento das Comissões de Disciplina e Auditoria;

•          Regulamento de Instrução de Processos Partidários;

•          Regulamento de Aplicação de Sanções Partidárias;

•          Regulamento do Trabalho de Auditoria Partidária.

Considerando a importância dos referidos documentos, o Comité Central recomenda que os mesmos tenham a mais ampla divulgação em todos os Órgãos e Organismos e nas Organizações de Base do Partido.

O Comité Central enalteceu a obra e os feitos do Camarada José Eduardo dos Santos, ao longo do seu mandato como Presidente da República e reafirma que, devido às suas elevadas qualidades de liderança, o MPLA é indiscutivelmente o Partido melhor posicionado para dirigir e conduzir os destinos do Povo Angolano e vencer os grandes desafios do futuro.

Em relação às Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017, o Comité Central assinalou com elevado reconhecimento a forma ordeira, cívica, patriótica e exemplar como o povo angolano participou em todo o processo eleitoral e agradece o voto de confiança depositado no MPLA e no seu Candidato a Presidente da República, o Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço.

O Comité Central exorta o Executivo a trabalhar afincadamente e a impulsionar as mudanças necessárias e indispensáveis nos diversos sectores da vida nacional, visando a melhoria contínua das condições de vida dos angolanos e do seu bem-estar social, tendo em atenção os grandes objectivos nacionais para a governação no período 2017-2022.

No domínio da política externa, o Comité Central enaltece e manifesta o profundo reconhecimento ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos e ao Executivo Angolano, pelos esforços e contribuições durante os dois mandatos consecutivos que Angola esteve na Presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em prol da resolução dos conflitos nesta região, visando a paz e a estabilidade.

O Comité Central exorta o Executivo Angolano a continuar a prestar o apoio com vista à pacificação dos conflitos ainda existentes em vários países da Região dos Grandes Lagos.

O Comité Central elegeu os camaradas Salomão Loheto Xirimbimbi e Adão Francisco Correia de Almeida para membros do seu Bureau Político.

O Comité Central manifestou condolências pelo falecimento dos seus membros Agostinho José Neto e Rui Alberto Filomeno de Sá ‘Dibala’ e do Camarada Ciel da Conceição Cristóvão ‘Gato’, reiterando os mais profundos sentimentos de pesar às famílias enlutadas.

O Comité Central exorta os militantes, os simpatizantes e os amigos do MPLA a cerrarem fileiras em torno do MPLA e do seu Líder, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS.

MPLA - COM O POVO RUMO À VITÓRIA

A LUTA CINTINUA

Luanda, 23 de Outubro de 2017.

O COMITÉ CENTRAL”.