CANFEU, o maior encontro de estudantes universitários do país

 Férias

O secretário para a Informação do Comité Nacional da JMPLA, camarada Sebastião Lino, falou (18) ao Portal ÉME.

Luanda, 18/02 - O Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU), organizado anualmente pela JMPLA, é o maior encontro de jovens universitários de Angola e que permite a troca de experiências e de diálogo multicultural, pois cada delegação partilha os usos e costumes da sua província.

Este facto foi defendido pelo secretário para a Informação do Comité Nacional da JMPLA, camarada Sebastião Lino, em entrevista ao Portal ÉME, a propósito dos preparativos da 11ª edição do CANFEU, a acontecer de 25 de Fevereiro a dois de Março, na província do Zaire. 

“Um dos méritos desta iniciativa está no facto de tirar os estudantes dos centros urbanos em que vivem, levando-os a conhecer a nova realidade do país. Por isso, o CANFEU acontece sempre em províncias diferentes”, referiu.

Segundo Sebastião Lino, a inclusão de actividades sociais e produtivas é outro aspecto bastante positivo, porque, além da socialização e da experiência, permite aos estudantes terem uma perspectiva mais prática da profissão que escolheram e para a qual se estão a formar nas diferentes universidades.

Frisou, igualmente, ser o CANFEU um fórum privilegiado para os jovens conhecerem o Programa do Governo, particularmente os itens ligados às políticas juvenis do Estado, podendo fazer propostas e apresentar sugestões, mormente sobre a sua participação na solução dos próprios problemas.

Organizado desde 2002, o CANFEU congrega jovens de todas as instituições de ensino superior do país.

Nesta edição vão participar cerca de mil e 500 jovens, 300 dos quais não são militantes da JMPLA.

CF

Veja todas as notícias