Camarada Presidente Relembra Perfil histórico do MPLA

Na abertura do VII Congresso Ordinário, Camarada Presidente lembrou (17) a trajectória do MPLA desde a sua fundação e os principais momentos vividos.

Luanda, 18 AGOSTO 16 (5ªFEIRA) – O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, lembrou quarta-feira (17), em Luanda, o perfil histórico do Partido, referindo que “o MPLA nasce da esperança de um povo e foi forjado na coragem deste povo”.

Discursando na abertura do VII Congresso Ordinário do Partido, a decorrer até sábado (20), no Centro de Conferências de Belas, o Camarada Presidente acrescentou que o MPLA transformou-se ao longo da sua existência, passando de Movimento e de Partido selectivo a Partido de Massas e de Quadros, para vencer todos os desafios e realizar a missão política e social de cada etapa histórica”.

Relembrou a fundação do Partido, em 1956, adiantando que o MPLA venceu o colonialismo e conquistou a Independência Nacional, sob a forte liderança de Agostinho Neto. “Refundado mais tarde em Partido-MPLA, pôs fim às agressões externas, garantiu a paz e a unidade nacional e tem vindo a consolidar o Estado Democrático de Direito”, adiantou o Camarada Presidente.

“Tudo isto foi obtido graças à bravura de milhares de mulheres e de homens; à integridade e dedicação de dirigentes de várias etapas; à qualidade, responsabilidade e honestidade dos quadros e ao sentido de fidelidade de milhares de militantes aos princípios do MPLA”, enfatizou o Camarada Presidente.

Na intervenção, o Presidente José Eduardo dos Santos referiu-se igualmente ao histórico do longo percurso no ´maquis´ e nas cidades. “Homens, mulheres, jovens e mesmo famílias inteiras, juntos em várias frentes, lutaram para o povo e com o povo pela liberdade e pela Independência”, relembrou.

PortalMPLA/DM

Veja todas as notícias