Camarada Paulo Pombolo afirma: “Covid-19 expõe lacunas da saúde pública”

O Camarada Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA, disse, hoje (21.09), em Luanda, que a Covid-19 permitiu ao mundo descobrir as lacunas e as insuficiências do sistema global de saúde pública e a sua incapacidade de responder à situação de emergências planetárias.

A afirmação foi feita durante uma reunião organizada pelo partido Rússia Unida, do Presidente Vladimir Putin, que abordou o Papel dos Partidos no poder em África no combate à Covid-19, da qual Paulo Pombolo participou por videoconferência, a partir do Complexo do Futungo II.

Sobre os efeitos da pandemia, Paulo Pombolo disse que a economia dos países africanos assentes basicamente na exportação de matérias-primas para os países industrializados ressentiu fortemente a crise, e se procuram cada vez mais soluções que respondam a necessidade do relançamento das economias dos países africanos.

Referindo-se à Angola, o Secretário-Geral do MPLA considerou que as iniciativas que visas o alívio do quadro da dívida externa dos países em via de desenvolvimento são de capital importância, pois vão permitir reduzir a pressão sobre o orçamento e libertar recursos para fazer face aos efeitos da pandemia sobre as economias dos países no nosso continente.

Paulo Pombolo recordou a afirmação feita pelo Camarada Presidente João Lourenço, na reunião das Nações Unidas, em que reiterou que o governo angolano vai continuar a trabalhar para garantir o cumprimento dos 17 objectivos do desenvolvimento sustentável no quadro da agenda 2020-2030.

Veja todas as notícias