BP DO MPLA: Declaração sobre o Dia Internacional do Trabalhador

sede_nac.JPG“O acesso a um emprego digno, justamente remunerado e qualificado, constitui a base da realização pessoal” – 30.04.17.

Luanda, 30 ABRIL 17 (DOMINGO) –“Pela celebração, segunda-feira, um de Maio de 2017, do DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR, o Bureau Político do MPLA saúda patrioticamente os trabalhadores angolanos e estrangeiros que laboram legalmente em Angola e faz votos de que a paz e a harmonia estejam presentes nos seus corações, nas suas áreas de serviço e nos seus lares, em companhia das respectivas famílias.

Nesta data de grande reflexão, o MPLA considera que o acesso a um emprego digno, justamente remunerado e qualificado, constitui a base da realização pessoal, a principal fonte de riqueza e de rendimento dos indivíduos e da economia, sendo, por isso, o principal instrumento para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

Neste sentido, o MPLA reitera a sua firme disposição de continuar a promover uma política laboral, que garanta a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, nomeadamente, para jovens à procura do seu primeiro emprego, desempregados, portadores de deficiência, ex-combatentes e trabalhadores abrangidos pelo processo de redimensionamento e de reestruturação empresarial.

O MPLA defende a formação profissional como um instrumento de valorização humana, de progresso social e de política económica, visando o aumento da produtividade e a dignificação dos trabalhadores, dinamizando actividades socioeconómicas, a nível local, que sejam geradoras de emprego e de auto-emprego.

O MPLA considera, igualmente, que a transformação e a diversificação da economia angolana e a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas dependem muito da qualidade do capital humano, dos seus conhecimentos, das suas qualificações e aptidões técnicas e profissionais, pelo que perseguirá a sua política de desenvolver e capacitar os recursos humanos nacionais, com a formação adequada às necessidades do País.

O MPLA continuará a sua política no sentido da eliminação do analfabetismo, da iliteracia e da elevação da escolaridade da população adulta em idade activa, ao mesmo tempo que assegurará a formação de recursos humanos, altamente qualificados, estabelecendo a fileira do ensino técnico, que articule a formação profissional, o ensino técnico-profissional e o ensino superior.

O MPLA defende que a inclusão social, através do trabalho, como meta que a Nação angolana deve alcançar, é um factor essencial para o reforço da coesão nacional, para a consolidação da paz e para o desenvolvimento harmonioso do País, pelo que encoraja o Executivo a dar respostas claras às necessidades das populações, aumentando o investimento público e estimulando o investimento privado, especialmente nos sectores que geram mais empregos.

Dentro de sensivelmente quatro meses, os angolanos, maiores de 18 anos de idade, vão exercer, mais uma vez, o seu direito de voto, em Eleições Gerais, para escolher o Partido do seu coração e o Presidente da República, que chefiará o Executivo que vai governar o País, nos próximos cinco anos.

O Bureau Político do MPLA exorta os eleitores angolanos, a população em geral e as entidades da sociedade civil a participarem, de forma entusiástica, ordeira e com elevado espírito patriótico, nesta grande festa nacional, que são as Eleições Gerais.

O Bureau Político considera que o fortalecimento da unidade e da coesão dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, em torno do Comité Central, do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS e do Candidato do MPLA a Presidente da República, constitui elemento essencial para o asseguramento da vitória expressiva do MPLA nas Eleições Gerais de Agosto próximo e via para a implementação dos fundamentos da sociedade de paz, desenvolvimento, progresso e bem-estar para todos os angolanos.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 30 de Abril de 2017.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

Veja todas as notícias