BP do MPLA: Comunicado sobre 1ª Reunião Ordinária

O Bureau Político do Comité Central do Partido saudou, nesta segunda-feira (01), o Executivo angolano, pela definição de uma estratégia para fazer face à redução do preço do petróleo no mercado internacional, que propicia o início de um novo ciclo económico em Angola.

Luanda, 01 FEVEREIRO 16 (2ª FEIRA) – “Realizou-se hoje, segunda-feira, dia 01 de Fevereiro de 2016, em Luanda, sob direcção do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, a 1ª Reunião Ordinária do Bureau Político do Comité Central, que analisou vários assuntos relativos à vida interna do Partido e à governação do país.
Ao apreciar um Memorando contendo as linhas de força para a definição de uma estratégia para fazer face à redução do preço do petróleo no mercado internacional, o Bureau Político saudou o Executivo pela sua elaboração e considerou que o mesmo contém as medidas essenciais para se iniciar em Angola um novo ciclo económico de estabilidade, sem dependência desse recurso.
Em particular, o Bureau Político exortou os empresários nacionais para que, em cooperação com empresários de outras partes do Mundo, tirem proveito dos avanços mais importantes que se registam no domínio do conhecimento e da tecnologia e se engajem na implementação dos programas dirigidos, com vista ao aumento, a curto prazo, da produção de produtos exportáveis que gerem divisas ao país e conduzam ao aumento da produção interna, sobretudo dos produtos da cesta básica e de outros bens essenciais para o consumo interno e para a exportação.
O Bureau Político considera que se deve trabalhar, de modo acelerado, para o aumento da produção nacional, criando mais empregos e, por esta via, proporcionar uma melhor distribuição do rendimento nacional criado na sociedade, na base da palavra de ordem do MPLA: crescer mais e distribuir melhor.
O Bureau Político considera ainda que, pela grande importância que o documento representa para a vida política, económica e social do país, o mesmo deveria ser objecto de ampla divulgação no seio das estruturas do Partido e de toda a sociedade angolana.
Na sua 1ª Reunião de 2016, o Bureau Político apreciou a Proposta de Ajustamento da Estratégia da Comunicação Institucional, tendo-o considerado de bastante oportuno, atendendo os desafios para o biénio 2016-2017.
No concernente à vida interna, o Bureau Político apreciou uma informação sobre o estado de preparação do VII Congresso Ordinário do Partido, mais concretamente sobre o Processo Orgânico, que decorre em todo o país.
O Bureau Político apreciou, igualmente, a proposta da Campanha de Marketing para o VII Congresso Ordinário do Partido, cujo propósito é divulgar e mobilizar os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, para a sua participação activa em todo o processo de preparação do evento, a decorrer em Agosto próximo.
Ainda no âmbito da preparação do VII Congresso Ordinário do Partido, foram também objecto de reflexão o Projecto de Resolução sobre as Percentagens e Quotas Aplicáveis na indicação de candidatos para a continuidade e renovação, a Proposta de Metodologia de Selecção de Novos Talentos para as estruturas do Partido aos vários níveis, assim como o Memorando sobre as Linhas de Força para os Ajustamentos a Introduzir nos Estatutos do Partido.
Com vista a eleição de novas lideranças do MPLA, no Cuando-Cubango e em Luanda, o Bureau Político recomendou a realização de Conferências Extraordinárias nas respectivas províncias.
O Bureau Político foi informado sobre o estado de preparação do VI Congresso Ordinário da Organização da Mulher Angolana (OMA), a realizar-se em Março próximo, sob o lema “Mulher Angolana, Firme pela Igualdade e Bem-Estar Social”, tendo considerado que os preparativos, visando o êxito do evento, decorrem a bom ritmo.
MPLA – COM O POVO, RUMO A VITÓRIA
Luanda, 01 de Fevereiro de 2016.
O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.
PortalMPLA/Sede Nacional do Partido