Benguela: Excursão patriótica homenageia Camarada Presidente

 Benguela

Quatrocentos jovens viajaram, entre os dias 27 e 30 de Junho, para a província do Cuando Cubango.

 

Benguela, 01 JULHO 13 – Quatrocentos jovens de Benguela realizaram, de 27 a 30 de Junho último, uma excursão patriótica à província do Cuando Cubango, em homenagem e apoio ao Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA e da República de Angola, pelo seu esforço ímpar de consolidação da Paz e da democracia em Angola.

A excursão, denominada “Conhecer Angola”, foi uma realização do Movimento Nacional Espontâneo e, segundo os seus organizadores, foi a forma por si escolhida para agradecer todo o empenho do Arquitecto da Paz, na resolução dos problemas candentes da juventude angolana.

“Por isso, venha o que vier, estamos consigo, Camarada Presidente”, foi um dos slogans da excursão.

No Cuando Cubango, os jovens benguelenses inteiraram-se dos programas de desenvolvimento actualmente em curso e, em palestra, na localidade do Cuito Cuanavale, informaram-se da vitória decisiva, em 1988, das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), com o concurso dos internacionalistas cubanos, sobre o exército invasor da então racista África do Sul e dos seus protegidos, que determinou a independência da Namíbia e o fim do apartheid.

De recordar que a Batalha do Cuito Cuanavale decorreu de 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988. O maior confronto militar da guerra em Angola, nela foi quebrado o mito da invencibilidade do exército da então racista África do Sul, alterando, dessa forma, a correlação de forças na região austral do continente africano.    

PortalMPLA/ER/AB

Veja todas as notícias