Antigo SG do MPLA nomeado ministro da Defesa Nacional de Angola

O camarada João Lourenço era o primeiro-vice-presidente da Assembleia Nacional, o Parlamento angolano. 

 

Luanda, 23 ABRIL 14 – O antigo secretário-geral do MPLA, no período 1998/2003, camarada João Lourenço, foi nomeado, terça-feira (22), através de um Decreto Presidencial, para exercer o cargo de ministro da Defesa Nacional, sendo a primeira vez que ocupa um cargo no Executivo de Angola.

O camarada João Lourenço, de 60 anos de idade, é membro do Bureau Político do MPLA, o organismo permanente de direcção do Partido, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e que se ocupa dos ajustamentos pontuais das suas estratégias.

Militante do MPLA há 40 anos, nele ocupou cargos relevantes, designadamente, os de primeiro-secretário do Comité Provincial do Moxico (1986/1989), de primeiro-secretário do Comité Provincial de Benguela (1989/1991), de secretário do Bureau Político para a Informação (1992/1997) e o de secretário-geral (1998/2003).

No aparelho do Estado angolano, já desempenhou as funções de comissário provincial - hoje equivalentes as de governador - de Benguela (1989/1991), de chefe da Direcção Política Nacional das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola – FAPLA - (1991/1992) e as de primeiro-vice presidente da Assembleia Nacional, cargo que exerce até agora.

Combatente do MPLA da luta pela conquista da independência nacional de Angola e da sua consolidação e manutenção, o camarada João Manuel Gonçalves Lourenço é general das Forças Armadas Angolanas (FAA), na condição de Reserva.

PortalMPLA/AB        

 

Veja todas as notícias