Angola: OMA realiza 3º Encontro Nacional de Aconselhamento Jurídico

A Organização da Mulher Angola (OMA) realiza nesta segunda-feira (25), no Província Kwanza-Norte, o 3º Encontro Nacional de Aconselhamento Jurídico sob o lema "Pela Defesa dos Direitos da Mulher Fortaleçamos os Centros de Aconselhamento Jurídico".

Luanda,25 de NOVEMBRO 13 - A Organização da Mulher Angola (OMA) realiza nesta segunda-feira (25), na Província do Kwanza-Norte, o 3º Encontro Nacional de Aconselhamento Jurídico sob o lema "Pela Defesa dos Direitos da Mulher Fortaleçamos os Centros de Aconselhamento Jurídico". Em declarações ao PortalÈME, a Secretária para Solidariedade e Acompanhamento Jurídico, camarada Vitória Correia da Conceição, disse que a abertura do encontro, a ser presidido pela Secretária-Geral da OMA, camarada Luzia Inglês Van-Dúnem "Inga", decorrerá em simultâneo com o início da campanha dos 16 dias activismo contra a violência, que decorrerá de 25 de Novembro a 10 de Dezembro sob o lema "Paz na Família, Paz no Mundo".

O 3º Encontro vai albergar as Secretárias Provinciais da OMA e as de Solidariedade e Aconselhamento, bem como as Conselheiras que funcionam nos cerca de 53 Centros de Aconselhamento da Organização.

Acrescentou que, durante o encontro, as participantes vão reflectir sobre a situação da violência e medidas de prevenção, de forma a que se possa diminuir este grande mal social.

Serão ainda analisados o Plano Executivo de Combate à Violência Doméstica, sob os auspícios do Ministério da Família e Promoção da Mulher, o Papel da Mediação na Resolução de Conflitos, a Declaração de Filiação e a Prevenção da Violência como mecanismo de reforço da protecção da criança.

 

De acordo com a camarada Vitória Correia da Conceição, numa visão de melhorar as estruturas funcionais dos Centros de Aconselhamento, o encontro também vai apreciar o Projecto do tipo do Centro de Aconselhamento Jurídico.

Para além de um encontro com o Secretariado Provincial da OMA, a Secretária-Geral vai ainda inaugurar o Centro Comunitário do bairro Imbondeiro, em Ndalatando.

PortalMPLA/RF/LM

Veja todas as notícias