ANGOLA HOJE: Banco da China inicia actividade operacional

Sucursal do 4.º maior banco do Mundo inaugurada, 2ª feira (05), em Luanda.

 

Luanda, 06 JUNHO 17 (3ª FEIRA) - O Banco da China (BOC), o quarto maior do Mundo, inaugurou, segunda-feira (05), a sua sucursal em Luanda, no que se tornou na primeira instituição bancária asiática a instalar-se em Angola.

A filial do BOC, que iniciou já nesta 3ª feira a sua actividade operacional, vai realizar transacções em moeda externa e representa um estímulo no fortalecimento das relações económicas e políticas entre os dois países, que mantêm uma cooperação estratégica mutuamente vantajosa.

A decisão sobre a abertura da sucursal angolana do BOC surgiu numa altura de fortes constrangimentos em Angola, devido à crise derivada da queda brusca do preço do petróleo no mercado mundial, nomeadamente no acesso a divisas, colocando em causa transferências para o estrangeiro ou a importação de matéria-prima.

A entrada em funcionamento da sucursal do BOC em Luanda sinaliza a internacionalização do sistema bancário e da economia angolana, segundo declarou o governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe.

Angola é o segundo maior parceiro da China em África e os analistas consideram de bastante oportuna a abertura da dependência do BOC em Luanda.

(Na foto, momento da inauguração da sucursal do Banco da China Limitada em Luanda).

PortalMPLA/AB

 

Veja todas as notícias