Angola alberga segunda reunião anual do Conselho da Internacional Socialista

O evento terá lugar nos dias 27 e 28, em Luanda, pela boa mão do MPLA. Na foto, delegação do Partido, numa reunião da IS, em Nova-Iorque, EUA.  

 

Luanda, 23 NOVEMBRO 15 (2ª FEIRA) – A capital da República de Angola, Luanda, vai acolher, nos dias 27 e 28 de Novembro corrente, pela boa mão do MPLA, a segunda reunião anual do Conselho da Internacional Socialista, no quadro da reafirmação dos seus compromissos, pela defesa da liberdade, da democracia, da paz, da igualdade e do progresso.

Fundada a três de Junho de 1951, a Internacional Socialista, onde o MPLA, através do seu secretário-geral, camarada Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, ocupa, desde Julho de 2008, o cargo de vice-presidente, é a maior organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas.

Com sede na cidade britânica de Londres, a IS tem como Presidente o grego George Papandreou, cargo que ocupa desde 2006. O seu secretário-geral é, desde 1989, o chileno Luis Ayala.

O Conselho é um órgão que integra todos os partidos e organizações membros, que tem como missão fundamental deliberar sobre as questões políticas e organizativas, decorrentes da dinâmica da vida política internacional, tendo, também, a competência de convocar o Congresso da IS e fazer recomendações sobre matérias a serem submetidas ao conclave.

No âmbito da execução das deliberações do Congresso, o Conselho pode tomar a iniciativa de realização de conferências de especialistas e sobre a constituição de grupos de estudos sobre determinadas matérias. Tem, igualmente, a competência de aprovar o orçamento da organização e aprovar as contas do exercício anual.

A primeira reunião deste ano do Conselho da IS teve lugar em Julho, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.

(Na foto, delegação do Partido, numa reunião da IS, em Nova-Iorque, EUA). 

PortalMPLA/AB   

Veja todas as notícias