Agenda do PR: Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola da Quiminha

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos realizou, nesta segunda-feira (23), uma visita de campo a esse gigantesco empreendimento, situado a 60 quilómetros a norte da cidade de Luanda e que vai produzir 100 mil toneladas de alimentos por ano. 

 

Cabiri, 23 NOVEMBRO 15 (2ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo realizou, nesta segunda-feira (23), uma visita de campo, de duas horas e meia, ao Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola da Quiminha, no município de Icolo e Bengo, a 60 quilómetros a norte da cidade de Luanda.

No final, em brevíssimas palavras aos presentes, o Arquitecto da Paz manifestou a sua satisfação, pelo bom ritmo dos trabalhos e felicitou, por isso, todas as pessoas envolvidas no projecto. 

No início da actividade, o Chefe de Estado, acompanhado pelo vice-presidente da República, camarada Manuel Domingos Vicente e por membros do Executivo, assistiu a um vídeo sobre o projecto, que, além do aspecto agrícola, conta com 310 unidades habitacionais, para famílias de camponeses locais.

Durante a visita guiada às diferentes etapas do programa, o Presidente José Eduardo dos Santos recebeu explicações sobre a Estação de Captação de Água, escolas, creche, observou o reservatório de água, com capacidade de cerca de 300 mil metros cúbicos e esteve no centro logístico.

O estadista visitou ainda o projecto habitacional para os camponeses, tendo, inclusivamente, entrado numa das moradias de tipologia T-3.

Iniciado em 2012, o projecto compreende uma área de cinco mil hectares, situado entre as comunas de Cabiri e de Bom Jesus, a cerca de 60 quilómetros a norte da cidade de Luanda e a cada família de camponeses serão atribuídos três hectares de terra para cultivo.

Numa primeira fase, estima-se a produção em cerca de 40 mil toneladas de produtos em 12 meses, sendo que, na segunda, a produção atingirá as 100 toneladas por ano.

Além das previstas performances agrícolas, o Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola da Quiminha vai produzir 22 milhões de ovos por ano.

PortalMPLA/AB

Fonte: Angop 

 

Veja todas as notícias