Agenda do PR: Largo do Ambiente requalificado e modernizado em Luanda

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos inaugurou, nesta quinta-feira (04), uma importante infra-estrutura urbana, de benfeitoria à vida na capital.

 

Luanda, 04 FEVEREIRO 16 (5ª FEIRA) – O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo, inaugurou, nesta quinta-feira (04), o agora requalificado e modernizado Largo do Ambiente, na baixa de Luanda, junto à Avenida Marginal, numa das zonas mais nobres da capital angolana.

 O Largo do Ambiente é composto por duas rotundas, uma praça central e um parque de estacionamento subterrâneo, com uma capacidade para 525 automóveis, 11 dos quais reservados para condutores portadores de deficiência física e 33 lugares para motociclos.

Nas três partes, que compõem o largo, foram construídas plataformas pontuadas com mobiliário urbano, em forma de bancos circulares, com 21 lugares de contemplação da paisagem circundante, sob a sombra de árvores.

 

Recepção de peças da cultura nacional

 

Por outro lado, a Fundação Sindika Dokolo apresentou, também hoje, 04, ao Chefe de Estado, duas máscaras e uma estatueta do povo tchokwe (grupo étnico originário do nordeste de Angola), que haviam sido retiradas do Museu do Dundo, na província da Lunda-Norte e que se encontravam no exterior de Angola.

Duas dessas peças estavam em posse de coleccionadores europeus - um cidadão francês e outro belga - que, durante o processo de negociação, foram indemnizados.

As peças de arte clássica africana, duas máscaras Mwana Pwo e uma estátua rara de uma figura masculina, datadas do final do século 19 e do início do século 20, foram retiradas do museu do Dundo, durante a guerra (1975/2002) que destruiu Angola por completo.

As mesmas, voltarão brevemente ao Museu do Dundo, seu local de origem.

Essas duas actividades do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos realizaram-se no quadro das festividades do 55º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que hoje, feriado, se comemora em todo o país.

PortalMPLA/AB

 

Veja todas as notícias