AGENDA DO PR: Início do Registo Eleitoral oficioso e presencial

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na foto, actualizou, nesta quinta-feira (25), em Luanda, os seus dados.

 

Luanda, 25 AGOSTO 16 (5ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo, deu início, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Justiça, em Luanda, ao processo de Registo Eleitoral oficioso e presencial, para as Eleições Gerais de 2017, em Angola.

Na ocasião, o estadista angolano actualizou os seus dados, para o efeito, acto secundado pela 1ª dama da República, camarada Ana Paula dos Santos.

O actual processo de Registo Eleitoral, de prova de vida e de identificação de referências próximas à residência do futuro eleitor, está a cargo do Ministério da Administração do Território, em obediência à Lei, aprovada recentemente pela Assembleia Nacional.

De 25 de Agosto até 20 de Dezembro próximo (primeira fase), a actualização do registo está reservada aos cidadãos angolanos, maiores de 18 anos de idade, que detenham o Cartão de Eleitor, utlizado nas eleições de 2012. Os que tenham perdido os cartões poderão fazê-lo a partir de Outubro, em brigadas fixas.

A segunda fase, reservada aos novos eleitores, vai decorrer de Janeiro a Março de 2017, após breve pausa de Natal.

O actual Registo Eleitoral vai permitir que cidadãos falecidos sejam excluídos da base de dados oficial e não sejam tidos em conta na hora da planificação das eleições. Igualmente vai ajudar na elaboração dos cadernos eleitorais e na determinação da quantidade de assembleias de voto.

(Na foto, o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, no momento da actualização dos seus dados).

PortalMPLA/AB

Foto: Angop

 

Veja todas as notícias