AGENDA DO PR: Felicitações ao 1.º ministro da Etiópia

Presidente João Lourenço enviou, no sábado (12), uma mensagem a Abiy Ahmed Ali, distinguido com o Prémio Nobel da Paz de 2019.

PortalMPLA, 14 OUTUBRO 19 (2ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, Titular do Poder Executivo, enviou no sábado (12) uma mensagem de felicitações ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, distinguido no dia anterior com o Prémio Nobel da Paz 2019:

Eis o seu teor:

Sua Excelência Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Excelência, Tenho a honra de felicitar Vossa Excelência, em nome do povo e do Executivo angolano e no meu próprio, pela escolha que recaiu sobre si para o Prémio Nobel da Paz do ano de 2019.

Recebi esta notícia com grande satisfação, por se tratar do reconhecimento de todos os esforços que Vossa Excelência empreendeu corajosamente para pôr fim a um conflito que durante anos afectou os interesses do progresso e desenvolvimento do povo etíope e do povo eritreu.

Este prémio, que acaba de lhe ser atribuído, é uma demonstração clara de que sempre vale a pena colocar acima de qualquer diferença os anseios dos povos à paz e, em função disso, primar-se pelo diálogo e pela solução pacífica dos diferendos, seja qual for a sua natureza e complexidade.

Considero que o Prémio Nobel a si atribuído é um exemplo inspirador a ser seguido por líderes e figuras políticas africanas, que deverão tomar como referência este exemplo, para a solução dos conflitos que ainda perduram no nosso continente.

Queira aceitar, Excelência senhor primeiro-ministro, as nossas reiteradas felicitações e votos de boa saúde e bem-estar pessoal.

João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola”.

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias