AGENDA DO PR: Encontro com homólogo do Congo-Brazzaville

O Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na foto à direita, reuniu-se em privado, nesta 2ª feira (04), em Luanda, com Dení Sassú Nguessó. 

 

Luanda, 04 SETEMBRO 17 (2ª FEIRA) – O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo, na foto à direita, reuniu-se em privado, nesta segunda-feira (04), no Palácio Presidencial, em Luanda, com o seu homólogo do Congo-Brazzaville, Dennis Sassou Nguesso (Dení Sassú Nguessó), no quadro de uma visita oficial deste ao País.

O reforço da cooperação entre os dois países irmãos e vizinhos, a actual situação nas regiões central e austral do continente africano e no Mundo dominaram o encontro, de mais de uma hora, entre os estadistas.

As Repúblicas de Angola e do Congo-Brazzavile estão unidas por laços bastante sólidos de amizade e de cooperação e, em Março de 2015, renovaram sete acordos de cooperação, nos domínios Técnico-Militar, do Comércio Transfronteiriço, dos Transportes, da Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço, da Marinha Mercante, da Aviação e dos Desportos.

O empenho activo de ambos os países, designadamente, na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e na Comissão do Golfo da Guiné tem contribuído para a procura de soluções concertadas para a paz, segurança e a estabilidade no continente africano.

Angola e o Congo-Brazzavile partilham, através da região de Cabinda, uma fronteira terrestre, que se estende por 201 quilómetros,

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias