Agenda do PR (10): Visita à nova fábrica de cimento de Bom Jesus

 O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, Titular do Poder Executivo, dedicou (09) o dia para trabalho de campo. Na foto, momento em que o Arquitecto da Paz recebia explicações sobre o funcionamento da cimenteira gigante.

 

Luanda, 10 OUTUBRO 14 (6ª FEIRA) - O Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos, inteirou-se, quinta-feira (09), do funcionamento da nova fábrica de cimento “CIF Luanda”, na comuna de Bom Jesus, onde recebeu explicações sobre a actividade produtiva dessa unidade industrial, localizada no município de Icolo e Bengo.

Essa fábrica, que abrange cerca de um milhão de metros quadrados, divididos em dois blocos, com a área de produção a sul e de escritórios a norte, tem duas linhas de produção, cada uma, com capacidade de cinco mil toneladas/dia. Nela trabalham cerca de 800 trabalhadores angolanos

A construção da primeira linha de produção começou a 28 de Maio de 2009 e foi concluída a seis de Outubro de 2011, com duração de apenas 18 meses.

Com energia eléctrica própria, a partir de uma central térmica, a mesma abastece, exclusivamente, a fábrica, prevendo-se que, futuramente, poderá fornecer 50 Megawatts de corrente à rede pública.

Com o início da produção desta nova fábrica, Angola, que está numa fase ímpar de implantação de infra-estruturas físicas em todo o território nacional, torna-se auto-suficiente em cimento. 

Bom Jesus é uma comuna do município de Icolo e Bengo, em Luanda, situado na margem direita do Rio Cuanza. Dista cerca de 60 quilómetros a sudeste da capital angolana.

PortaMPLA/AB

Fonte: Angop

Veja todas as notícias