Agenda do PR (03): Executivo aprecia parceria TAAG/EMIRATES

A Comissão Económica do Conselho de Ministros reuniu-se (02), em Luanda, na sua 16ª Sessão Ordinária, sob orientação do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos. Na foto, ângulo da 10ª Sessão Ordinária deste órgão, realizada na cidade do Uíge, em 29 de Maio último.

 

Luanda, 03 OUTUBRO 14 (6ª FEIRA) - A Comissão Económica do Conselho de Ministros realizou (02), no Palácio Presidencial, em Luanda, a sua 16ª Sessão Ordinária, sob orientação do Presidente da República de Angola, Camarada José Eduardo dos Santos.

A Comissão Económica apreciou o Contrato de Concessão de Gestão entre a TAAG - Linhas Aéreas de Angola e a EMIRATES, que possibilitará a transferência, para a operadora aérea angolana, de conhecimentos e boas práticas de gestão a todos os níveis, contribuindo para a sua rentabilidade e para a formação de gestores e técnicos nacionais.

A Comissão Económica procedeu à análise do Relatório do Ministério da Defesa Nacional, sobre a situação actual da Caixa de Segurança Social das FAA (Forças Armadas Angolanas), tendo recomendado o reforço do seu papel, com vista a garantir os interesses dos beneficiários.

A Comissão Económica tomou conhecimento do quadro de estabilidade dos mercados monetário e cambial no período de 22 a 30 de Setembro, durante o qual se registou uma expansão das reservas internacionais líquidas, que atingiram o valor global de 28.813,75 milhões de dólares dos Estados Unidos da América.

Por outro lado, tomou conhecimento das propostas de novos instrutivos do Banco Nacional de Angola, referentes aos procedimentos para a constituição de provisões nas instituições financeiras bancárias.

No âmbito da preparação do Orçamento Geral do Estado, para o exercício económico de 2015, a Comissão Económica apreciou o memorando sobre a proposta preliminar do Programa de Investimentos Públicos, para o mesmo ano.

No domínio das finanças públicas, a Comissão Económica apreciou a proposta de Decreto Executivo das Instruções para o encerramento do exercício financeiro de 2014, que orienta às unidades orçamentais a observarem, como limite de emissão de ordens de saque, o dia 19 de Dezembro de 2014, bem como a submissão das mesmas ao banco operador, até ao dia 23 de Dezembro de 2014.

A sessão apreciou, também, a proposta para a organização de um Open de Golf, no ano de 2016, em Angola, no Campo dos Mangais, enquadrado no circuito mundial da modalidade.

Finalmente, a Comissão Económica apreciou o memorando da missão de Angola que irá participar, entre os dias seis e 12 de Outubro, nas reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em Washington, capital dos Estados Unidos da América.

(Na foto, ângulo da 10ª Sessão Ordinária deste órgão, realizada na cidade do Uíge, em 29 de Maio último).

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias