56 anos do MPLA: Militantes limpam capital do Moxico

 Moxico

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, leste do país, vai albergar, sábado (08), o Acto Central Nacional do 56º aniversário da fundação do MPLA.

 

 

Luena, 07/12 – Militantes, simpatizantes, amigos do MPLA e a população em geral participaram, nesta sexta-feira (07), numa campanha de limpeza às ruas da cidade do Luena, capital da província do Moxico, leste do país, em saudação ao 56º aniversário da fundação do Partido.

Os participantes distribuíram-se pelas principais artérias da cidade, de  forma a tornar a urbe mais asseada e pronta para acolher, neste sábado (08) o Acto Central Nacional das comemorações dos 56 anos do MPLA, que se assinalam no dia 10 de Dezembro corrente, segunda-feira.

Esse acto político de massas será orientado pelo vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos, que já está, desde o meio da tarde desta sexta-feira na cidade do Luena, para cumprir com um programa preenchido por actividades desportivas, culturais e visitas.

 

Programa do Acto Central

 

O programa do Acto Central, cujo início está marcado para às nove horas e 30 minutos, prevê uma intervenção de boas-vindas do primeiro-secretário do Comité Provincial do Moxico do MPLA, camarada João Ernesto dos Santos “Liberdade”, um momento cultural, mensagens de felicitações da OMA e da JMPLA, entrega de trofeus aos vencedores das diversas modalidades desportivas e um discurso de encerramento do camarada Roberto de Almeida.

Às 20 horas desse mesmo dia será realizada uma Gala de 56º aniversário do MPLA, a ter lugar no Cineteatro do Luena.

Durante a sua estada, Roberto de Almeida vai visitar os complexos agro-pecuário na povoação de Sacassange  (15 quilómetros da cidade do Luena) e escolar do bairro Alto-Luena e o Monumento à Paz.

De 24 de Novembro até a data, foram realizadas várias actividades políticas, desportivas e visitas, com realce para a palestra sob o tema, “O papel de liderança do MPLA, desde a sua fundação até aos dias de hoje”, que marcou a abertura do programa da efeméride.

O MPLA foi fundado a 10 de Dezembro de 1956, em Luanda, fruto da fusão de várias correntes políticas angolanas, que, na altura, lutavam contra a ocupação colonial portuguesa.

Veja todas as notícias