1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL: Discurso do Camarada Presidente

“A MISSÃO QUE TEMOS PELA FRENTE É ÁRDUA” – 23.08.16.

 

Luanda, 23 AGOSTO 16 (3ª FEIRA) – Discurso proferido pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na abertura, nesta terça-feira (23), no Complexo Turístico Futungo 2, em Luanda, da 1ª Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA:

“CAROS CAMARADAS,

ILUSTRES MEMBROS DO COMITÉ CENTRAL,

Aceitem, mais uma vez, as minhas felicitações pela vossa eleição a membros do Comité Central pelo VII Congresso do MPLA.

Estamos aqui, na primeira reunião deste órgão, para eleger o Bureau Político do Comité Central, a Comissão de Disciplina e Auditoria, o Vice-Presidente e o Secretário-Geral do MPLA, nos termos dos Estatutos do nosso Partido.

Por sua vez, o Bureau Político do Comité Central elegerá o Secretariado do Bureau Político, também em conformidade com os Estatutos do Partido.

O VII Congresso Ordinário do MPLA aprovou a Moção Estratégica do Líder e este Comité Central assumiu o compromisso de tomar as providências necessárias para aplicar e fazer cumprir todas as orientações e tarefas que constam dessa Moção.

Assim, o Bureau Político a eleger deverá, em tempo oportuno, preparar a proposta de Estratégia Eleitoral, o Projecto de Programa de Governação para o período 2017-2022 e a proposta da Lista de Candidatos do MPLA às próximas Eleições Gerais de 2017, para apreciação e aprovação do Comité Central.

O Bureau Político deverá ainda continuar a apoiar o Governo, na execução do Orçamento Geral do Estado de 2016 Revisto e na preparação do Orçamento Geral do Estado para 2017, a submeter à Assembleia Nacional, em Outubro deste ano, em conformidade com a Constituição e a Lei-quadro do Orçamento Geral do Estado.

Uma outra tarefa inadiável é acompanhar a execução do Programa de Investimento Público, de subordinação central e provincial, para garantir que os projectos aprovados no âmbito deste mandato sejam efectivamente concluídos até Agosto de 2017.

Para manter e reforçar a confiança do povo angolano no MPLA não é suficiente congregar em torno do Líder do Partido os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA. É necessário juntar todos em torno de um Programa e de um projecto de sociedade e assegurar a sua concretização.

A Moção de Estratégia é esse Programa para o período de cinco anos e a sua materialização é fundamental.

A missão que temos pela frente é árdua e é por isso que temos apelado ao reforço da disciplina e ao maior empenho de todos na execução das tarefas que lhes são atribuídas.

O Comité Central deve agora constituir a Comissão Eleitoral, para que possamos iniciar o Processo Eleitoral. Em conformidade com os Estatutos, o Presidente do Partido elaborou as propostas de candidatos, que já estão na vossa posse.

Está aberta a reunião.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido

Foto: DDS

 

Veja todas as notícias