“Cidadania o que é?”, nova brochura sob chancela do MPLA

O livro, com 132 páginas, pretende contribuir para a introdução da disciplina de Educação para a Cidadania nas escolas e em outras instituições educativas.

 

Luanda, 24 NOVEMBRO 15 (3ª FEIRA) – No quadro dos festejos do 40º aniversário da Independência Nacional de Angola, o Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA publicou uma brochura intitulada “Cidadania o que é?”, inserido na sua Colecção de Educação Cívica, já em circulação por Angola.

O livro, com 132 páginas, contém reflexões sobre a “Cidadania e Civilidade”, “Cidadania e Cultura”, “Cidadania e Democracia”, “Cidadania e Direitos Fundamentais”, “Cidadania e Educação Patriótica”, “Ética e Cidadania”, “Cidadania e Exercício dos Direitos Políticos”, “Cidadania e Religião” e “Cidadania e Saúde”.

No seu Prefácio, o vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida escreveu que a obra visa “orientar a camada juvenil, munindo-a de materiais didáctico-pedagógicos, políticos e sociais, capazes de lhe criar, suscitar e despertar a curiosidade e o interesse para a cidadania, ferramenta indispensável para a consolidação e avanço da democracia”.

Segundo ainda aquele dirigente, “a presente obra constitui um contributo na perspectiva de se introduzir a disciplina de Educação para a Cidadania nas escolas e em outras instituições educativas, com o fim de criar uma consciência crítica e social, com base nos valores democráticos”.

A directora do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA, camarada Fátima Viegas, por sua vez, declarou, em nota introdutória, que “o presente livro constitui uma ferramenta, uma ajuda útil, porque, por um lado, está inserida no âmbito do projecto sobre educação cívica e, por outro lado, vem de encontro às solicitações mais recentes das escolas, igrejas, associações de jovens”, que têm chegado a essa estrutura do aparelho central do Partido.  

PortalMPLA/JA/DM/AB

Foto: JL

 

Veja todas as notícias